A Legislação no Marketing Digital - Promotoria Digital

Curso Lucro Web
Quanto à Legislação INPI, A comunicação Institucional e sobre Promotoria Tradicional e Digital com algumas Dicas de Destaques na Web.
<< Anterior | Quanto à Legislação INPI | A Comunicação Institucional | Promotoria Digital | Promotor tradicional e Promotor digital | Dicas para Destaque na Web |
Promotoria Digital

A Promotoria Digital, de um modo geral, pode ser classificada como uma estrutura comunicacional, que permite que pessoas físicas ou jurídicas mantenham um relacionamento constante com seus públicos e se posicionem perante a opinião pública.

A explosão da internet e suas características marcantes e específicas causaram grandes reviravoltas nos conceitos de comunicação.

A internet foi responsável por encurtar barreiras físicas e culturais, facilitar o acesso às informações e diminuir significativamente o tempo para que tais informações percorressem o mundo.

Diante das novas tecnologias e ferramentas, podemos afirmar que a grande maioria dos profissionais de comunicação estão inseridos em uma esfera totalmente digital, constituída, principalmente, pelas redes sociais e pelos blogs.

Essa imersão no ambiente digital destes profissionais é resultado da necessidade que as marcas e as empresas têm de protegerem suas identidades e propriedade intelectual, mantendo a reputação, se aproximando dos consumidores e traçando estratégias para interagir e conquistar um novo público.

Nas mídias sociais, que muitas vezes a quantidade de caracteres da mensagem é limitada, o conteúdo precisa ser claro e conciso, sendo que assessor de imprensa precisa estar atento para que eventuais desvios não aconteçam, tais como: falta de clareza nas mensagens e tentativa de enganar o consumidor.

O assessor é responsável por utilizar a capacidade de redação aplicada ao jornalismo para comunicar e divulgar as habilidades da organização, criando um relacionamento estratégico para esta.

O crescimento do mundo digital e a ascensão do conteúdo online fizeram com que o assessor necessitasse entender o âmbito da prática voltada para o digital, aprendendo a gerar e a gerenciar releases, notas e outros fundamentos voltados para a internet, dando ao jornalista um novo perfil.

A partir da consolidação da internet e a nova versão da web 2.0, o assessor de imprensa evoluiu, tornando-se digital. Sua atividade vai muito além de falar só com jornalistas, ele leva a marca do seu cliente aos blogueiros, aos influenciadores da web e até ao consumidor, que hoje têm uma poderosa arma nas mãos: as redes sociais.

O perfil do assessor de imprensa que visa obtenção de sucesso no desenvolvimento de suas atividades deve: priorizar habilidades e competências na propagação e disseminação de mensagens de marcas e empresas; ter fácil acesso às mídias sociais; contribuir para um crescimento sustentável das corporações; enfim, ter um perfil digital.

O jornalista e especialista em marketing digital, Rafael Terra diz: “RP 2.0 ou assessor de imprensa digital é a arte de buscar relacionamento com os públicos de interesse, por meio de ferramentas digitais – ou não – de maneira direta, transparente, engajada, real, e, sobretudo, estratégica e focada.”

Há tempos atrás, o assessor de imprensa era o profissional responsável apenas por repassar informações. Nos dias atuais, ele precisa se relacionar, manter o relacionamento e, acima de tudo, criar causas e não apenas fatos, devendo ter abertura total para o diálogo.

É importante que o assessor faça o formador de opinião web experimentar o produto. Outro dado interessante é que os releases devem ser feitos sempre pensando nos buscadores da internet.

1
Aula atual: 78 - Promotoria Digital

Curso Lucro Web de Marketing Digital - Aprenda todas as Técnicas utilizadas pelas Agências do Marketing Digital
Wagtel Web Solutions - Contrate um Profissional Consultor de Marketing Digital



Curso Lucro Web

Estratégias do Marketing Digital

Aumente os Lucros de seu Negócio Online!
8 Níveis - 45 Módulos - 449 Aulas - O Mais Completo Curso por um preço simbólico!