Uma nova forma de vender

Curso Lucro Web
Conheça o Novo Papel do Marketing Digital entendendo o Novo Consumidor e os Buscadores da Era Digital Entendendo este Novo Fenômeno; Sobre os Internautas Brasileiros e suas Redes Sociais Mais Procuradas, aprendendo sobre Gestão, Monitoramento e Mensuração.
<< Anterior | O Novo Papel do Marketing | Conhecendo o Novo Consumidor | Conhecendo os Buscadores | O Novo Fenômeno da Era Digital | Entendendo O Novo Fenômeno | Próximo >>
Entendendo O Novo Fenômeno

Para explicar o que é uma rede social, precisamos partir do princípio de que ela é definida através da junção de dois elementos principais: os atores, ou seja, as pessoas, instituições e grupos; e as conexões que são as interações e os laços sociais.

É importante ressaltar que estes atores estão, o tempo todo, passando por um processo de construção e expressão de identidade.

Quando falamos em rede social, imediatamente, fazemos referência à interação e à troca social, pois ela se refere, diretamente, a um grupo de pessoas que está compreendido através da estrutura de uma rede.

O advento da Comunicação Mediada pelo Computador (CMC) tem mudado significativamente as formas de organização da sociedade, as maneiras de conversação, as trocas de informações e as mobilizações sociais.

Com a chegada da internet, várias mudanças aconteceram na sociedade, de uma maneira geral, e, na forma de relacionamento entre as pessoas. Através das redes sociais, as pessoas que possuem os mesmos interesses e buscam as mesmas coisas, podem obter um contato mais direto.

Através de ferramentas como as redes sociais, por exemplo, as pessoas conseguem construir relações, interagem entre si e comunicam-se utilizando a rede mundial de computadores, sem que precisem se deslocar de suas casas.

As ferramentas de comunicação no ciberespaço possuem alguns fatores que as diferem de outras mídias. São eles:

  • Os atores não se conhecem imediatamente;
  • Não há indícios da linguagem não verbal;
  • Não há como saber, inicialmente, qual a interpretação do contexto da interação;
  • Todas as mensagens e relações são construídas a partir da mediação do computador;
  • Há diversas ferramentas que conseguem suportar esta interação;
  • A interação pode acontecer mesmo quando o ator está off-line (desconectado do ciberespaço).

Quando falamos em redes sociais, precisamos distinguir quatro tipos de interações que podem ocorrer no ciberespaço, em relação ao tempo de resposta e à forma como esta interação acontece. São elas:

1. Interação de forma síncrona
Caracteriza-se por ser um tipo de interação responsável por simular uma interação em tempo real, em que os usuários do ciberespaço têm a expectativa da resposta imediata ou quase imediata. É uma interação que ocorre quando ambos estão online, ou seja, presentes no ciberespaço. Exemplo: conversar através de chat.

2. Interação de forma assíncrona
Simula uma interação em que a expectativa de resposta não é imediata. O ator ou agente leva um certo tempo para responder, interagir. Exemplo: enviar um e-mail.

3. Interação mútua
Caracteriza-se pelas relações que são dependentes entre si e pelos processos de negociação em que cada agente é figura participativa na construção da relação. Exemplo: comentar em um blog.

4. Interação reativa
É limitada por relações baseadas em estímulo e resposta, limitando-se aos atores do processo. Exemplo: clicar em um hiperlink.

A ideia de que para se comunicar com os clientes, o único jeito é estar onde o público está, tem grande efeito quando falamos em rede social.

Utilizar uma ou várias redes sociais é uma tendência irreversível para as empresas, pois é lá que o público está.

Nos últimos anos, houve um crescente desejo das pessoas compartilharem suas opiniões, experiências e aspirações e, diante disso, as empresas podem ter uma grande oportunidade para captar e avaliar dados, utilizando-os com o objetivo de conhecer melhor seus clientes, aprimorando, assim, o relacionamento com os mesmos.

Podemos dizer que o impacto causado pelas ações de marketing nas mídias sociais pode ser muito maior que o causado nas mídias tradicionais. Para tanto, são realizadas estratégias diversas para atrair novos clientes, fidelizá-los, gerar ganhos expressivos na promoção da empresa e, ainda, criar uma imagem positiva da empresa perante seus clientes.

Um estudo inédito sobre o “Perfil dos Usuários de Mídia Social no Brasil”, realizado pela eCMetrics, com 2.440 usuários, publicado em fevereiro de 2011, buscou responder algumas questões, como quem é o usuário brasileiro de mídia social, quais são seus hábitos online e como o usuário de mídia social se relaciona com as marcas.


1
Aula atual: 70 - Entendendo O Novo Fenômeno

Contrate um Profissional Consultor de Marketing Digital ou
Treine a sua Equipe de Vendas com as Técnicas utilizadas por Agências do Marketing Digital


Curso Lucro Web

Estratégias do Marketing Digital

Aumente os Lucros de seu Negócio Online!
8 Níveis - 45 Módulos - 449 Aulas - O Mais Completo Curso por um preço simbólico!