Inbound Marketing

Curso Lucro Web
O que é Remarketing e Neuromarketing, suas Etapas e Atividades do Marketing na Web com uma Linha de Frente Cordial, Eficiente e Qualificada.
<< Anterior | O que é Re-Marketing | Neuromarketing | Etapas e Atividades do Marketing na Web | Sua Linha de Frente | Glossário | Próximo >>
Neuromarketing

O neuromarketing é uma disciplina técnica que procura compreender melhor os estímulos relacionados com o consumo no sistema cérebro/mente do consumidor. Na verdade, o que se pretende com o neuromarketing é ir além daquilo que os antigos estudos de comportamento e das reações do consumidor revelam. Usa aparelhagem de neurotecnologia para pesquisar o cérebro e suas reações em momentos de escolha.

É possível separar as emoções da razão no momento da escolha ou o homem não é sempre racional nas suas opções?

A racionalidade pura não existe a não ser num campo muito restrito de escolhas, provavelmente naquelas que contêm menor risco. Qualquer escolha comporta expectativa e a obtenção de resultados. Envolve, portanto, sempre um certo nível de risco. Antigamente acreditava-se que era de forma quase linear e lógica que as decisões de compra se faziam.

Hoje sabe-se que mesmo as decisões menos exigentes são infiltradas pelos estados emocionais do momento e dos sentimentos de fundo presentes durante os processos de compra (observação, análise, comparação, avaliação dos riscos etc.), tanto do consumidor como daqueles que o rodeiam e que o podem influenciar nas suas preferências e escolhas.

Metas futuras do neuromarketing e o que pode reservar esta nova disciplina
para o futuro?

A massificação do consumo está em declínio e assistiremos cada vez mais a uma pulverização de produtos e marcas que terão de lutar taco a taco para conquistar os consumidores. O que as neurociências poderão fazer no auxílio do marketing é testar ideias, produtos e mensagens com vista a encontrarem-se as melhores soluções, mas ficarão de fora sempre muitos aspectos que são totalmente do domínio da mente e que, para já, nenhuma neurotecnologia é capaz de invadir e isolar para efeitos de observação.

O neuromaketing é correto do ponto de vista ético?

Até ao momento não consta que as experiências de neuromarketing tenham criado problemas de natureza ética, se bem que algumas pessoas menos informadas receiem que colocar o cérebro do consumidor sob auscultação eletrônica signifique invadir e perscrutar os seus pensamentos e sentimentos. Eu diria que o neuromarketing, tal como hoje se encontra, tem mais interesse acadêmico e científico do que verdadeiramente prático e utilitário para as empresas.

1
Aula atual: 42 - Neuromarketing

Contrate um Profissional Consultor de Marketing Digital ou
Treine a sua Equipe de Vendas com as Técnicas utilizadas por Agências do Marketing Digital


Curso Lucro Web

Estratégias do Marketing Digital

Aumente os Lucros de seu Negócio Online!
8 Níveis - 45 Módulos - 449 Aulas - O Mais Completo Curso por um preço simbólico!