Seu Comércio sua Empresa Virtual

Curso Lucro Web
Como você poderá tornar Sua Empresa Mais Acolhedora com um Layout Vencedor Adaptando-se ao Mercado e à Psicologia dos Preços trazendo um Relacionamento com Qualidade.
<< Anterior | Sua Empresa - A Mais Acolhedora | Layout Vencedor | Adaptando-se ao Mercado | A Psicologia dos Preços | Relacionamento com Qualidade | Próximo >>
Layout Vencedor

Assim, partimos para uma análise voltada ao plano-grama, ou seja, o estudo e a produção de mapas de layout para os pontos de venda, de forma a gerar um trabalho de disposição dos produtos nas prateleiras e destas no ambiente em que estão inseridas.

Realizar um plano-grama é essencial para qualquer atividade que tenha sua atuação voltada à exposição ao público consumidor, de forma que observar as atitudes de procura e aquisição por parte dos clientes que frequentam a loja, poderá trazer soluções nunca antes imaginadas para cada atividade em questão.

Muitos são os estudos voltados a este ponto, e um dos que mais me chamaram a atenção foi o relacionado à forma com que os consumidores entram na loja. Você alguma vez observou isso? Talvez não, porém façamos uma reflexão sobre a sua atitude ao entrar em uma loja.

Quando você entra em um estabelecimento, geralmente, para qual lado você tende a se dirigir, esquerdo ou direito? Com certeza, por mais que você possa ter pensado para a esquerda, estudos mostram que os consumidores tendem a ir para a direita, salvo exceção do povo britânico, que por indução estimulada pela forma cultural tendem a ir para a esquerda.

Com esse dado em mãos, inúmeras ações podem surgir dentro desse panorama, já que com a tendência de se dirigir a direita, todos os produtos ali dispostos receberão um destaque, pois serão vistos e tocados primeiro. Porém, aí entra um importante dado, qual o perfil de consumidores que frequentam a loja?

Se o perfil for de mulheres em sua maioria, não adiantará expor nesta primeira seção produtos masculinos, pois elas passarão por eles rapidamente, sem dar a devida atenção e vice-versa. Por tendência, as lojas que possuem este tipo de trabalho, costumam expor neste primeiro campo seus principais produtos.

O que se procura evidenciar neste tópico é a importância do layout, de realizar um plano-grama bem feito, com estudos e observações prévias, ou seja, conhecer muito bem cada canto deste espaço em que os produtos serão expostos, de forma que o ponto de venda receba um sistema de fluxo, previamente programado e que induza o consumidor a percorrer o maior número de corredores possíveis, para que, assim, a loja, possa ganhar com as famosas compras por impulso.

Na próxima vez que você for a um Supermercado, observe a disposição dos produtos com mais atenção.

Nenhum produto está no seu lugar por acaso. Veja que a seção de Vinhos quase sempre está próxima da seção de Queijos.

Assim, uma pessoa interessada apenas em comprar um queijo pode facilmente visualizar a seção de vinhos e então pensar “Por que não comprar um vinho para acompanhar o queijo?”

Estudos mostram que o faturamento de um estabelecimento de varejo pode subir até 60% em função da disposição correta e relacionada dos produtos.

1
Aula atual: 27 - Layout Vencedor

Contrate um Profissional Consultor de Marketing Digital ou
Treine a sua Equipe de Vendas com as Técnicas utilizadas por Agências do Marketing Digital


Curso Lucro Web

Estratégias do Marketing Digital

Aumente os Lucros de seu Negócio Online!
8 Níveis - 45 Módulos - 449 Aulas - O Mais Completo Curso por um preço simbólico!