A Psicologia do Consumidor

Curso Lucro Web
Aprenda a analisar os Estímulos Sensoriais de tudo o que nos cerca para cativar a Fidelidade do Consumidor entendendo também o Conceito da Empregabilidade e da Concorrência Acirrada entre nós Seres Humanos.
<< Anterior | Os Estímulos Sensoriais | A Fidelidade do Consumidor | Empregabilidade | A Concorrência Acirrada | Nós Seres Humanos | Próximo >>
Empregabilidade

É isto mesmo, os empregos vão acabar. Não hoje, nem amanhã, mas estão em um futuro não tão distante os conceitos do que hoje chamamos de emprego.

Em algum momento da vida você já ouviu falar em empregabilidade?

Pois bem, este termo está sendo cada vez mais utilizado e aplicado nas empresas.

Isto vem ocorrendo pelo fato de que as mudanças em todos os sentidos e setores têm exigido competências e habilidades sem precedentes.

Mesmo em atividades tradicionais e aparentemente sem muitos desafios, a realidade começa a mudar e sinalizar para o fim do emprego como conhecemos. Estabilidade é palavrão. Tranquilidade só se for na lua.

Poucas coisas são certas e verdadeiras atualmente, no entanto uma "verdade" parece ganhar corpo: manter-se empregável – e isto significa manter-se atraente aos olhos do mercado – é um dos grandes desafios de profissionais que almejam diferenciação.

Mas não se alarme. Ainda há espaços para os incompetentes, encostados, preguiçosos e pouco produtivos.

Em que lugar? Nas empresas que ainda não despertaram para a urgência do senso de equipe, acostumadas a fórmulas prontas, que se recusam a qualificar e aprimorar seus colaboradores, que não avaliam produtividade e contribuição para a causa da empresa ou ainda nas que têm em seu quadro os "deuses", aqueles que sabem de tudo, que acreditam que a sua visão de mundo é a melhor, que fazem vista grossa para a própria incompetência, aqueles que não se dignam a tirar os olhos do próprio umbigo.

Para se ter uma noção da urgência de trabalhar com o conceito de empregabilidade, basta perceber que o computador vem tomando corpo no dia-a-dia das empresas, e isto exige novas competências.

A força bruta está sendo substituída pela criatividade, os conflitos vêm dando lugar às negociações e o medo ou métodos punitivos que assombram as pessoas vêm sendo trocado pela motivação.

O individualismo tem seus dias contados, afinal, por melhor que você ou seu departamento seja, existe a necessidade de interdependência e inter-relacionamento com outros setores, com outros departamentos.

No entanto, existe um fato alarmante, a maioria dos profissionais está obsoleto ou possuem um tempo de adequação bastante reduzido. Alguns fatores exercem maior pressão ao nosso cotidiano, entre eles pode-se destacar:

A tecnologia que tanto facilita e melhora nossas vidas, em contrapartida nos impõe a necessidade de rápida adequação, veja o exemplo dos bancos, o quanto evoluíram em termos de tecnologia, tanto hard (máquinas e equipamentos) quanto soft (transferências eletrônicas, serviços inteligentes).

Outro exemplo de como a tecnologia vem influenciando nossas vidas e, por consequência, nossa capacidade de empregabilidade são as aplicações e opções que a internet nos oferece, atualmente.

Se você quiser uma dissertação de mestrado ou uma tese de doutorado já existem pessoas que a desenvolvem. Nem o borracheiro escapa.

Mas não é somente a tecnologia que influencia nossa capacidade de adequação ao mercado, profissões, como por exemplo, o antigo contador vem dando lugar a um gestor de informações, que pode atuar como um "termômetro" das empresas.

O conceito de empregabilidade está intimamente com capacidade de gerir informações com a capacidade de tornar dados em ações contundentes.

Com o final das taxas de inflação com mais de dois dígitos, aliadas à grande quantidade de novos produtos lançados quase que diariamente e, ainda, acirramento mais contundente da concorrência, as empresas viram suas margens de lucro decrescerem, pois os consumidores também se tornaram mais exigentes ao longo desta década que passou.

Este fato vem impondo a urgência de meios e soluções para cortes de custo e busca de lucratividade, ao tempo que exige a criação de laços de relacionamento com os consumidores.

1
Aula atual: 13 - Empregabilidade

Contrate um Profissional Consultor de Marketing Digital ou
Treine a sua Equipe de Vendas com as Técnicas utilizadas por Agências do Marketing Digital


Curso Lucro Web

Estratégias do Marketing Digital

Aumente os Lucros de seu Negócio Online!
8 Níveis - 45 Módulos - 449 Aulas - O Mais Completo Curso por um preço simbólico!