Entendendo a Publicidade

Curso Lucro Web
Neste módulo, abordaremos as Necessidades, Desejos e Demandas da Propaganda, assim como os Cinco Tipos de Marketing, seus Dois Conceitos Integrados e os Diferenciais Competitivos.
Introdução | Necessidades - Desejos - Demandas | Cinco Tipos de Marketing | Dois Conceitos Integrados | Os Diferenciais Competitivos | Próximo >>
Cinco Tipos de Marketing

A primeira aplicação a se considerar é o chamado marketing direto, surgido na década de 1960 e praticado por grandes lojas norte-americanas, que consistia na oferta de seus produtos por meio de envio de catálogos impressos pelo correio, para milhões de domicílios de clientes ou clientes potenciais.

Inicialmente o marketing direto utilizava listas de clientes (mailing lists) e catálogos enviados pelo correio (mala direta), solicitando uma resposta direta de cliente que em geral resulta em vendas por telefone.

Atualmente, os meios de execução do marketing direto se ampliaram podendo contar com envio de e-mail, vendedores, televendas, telemarketing e call-center (Centrais de Atendimento Telefônico – CAT).

Com a evolução da informática, na década de 1980, surgiram os sistemas de gerenciamento de bancos de dados (Database Management System – DBMS), sistemas informatizados (software e hardware) que registram e tratam um grande número de informações, coletadas em tempo real, sobre os eventos da empresa, como também os contatos e eventos de relacionamento com os clientes.

A informática continuou evoluindo, possibilitando o surgimento de sistemas de datamining (mineração de dados) que por exemplo, permitem, por meio de técnicas estatísticas e matemáticas (árvores de decisão, redes neurais), o tratamento e análise de grandes quantidades de dados, para reconhecimento de:

  • Padrões;
  • Tendências;
  • Correlações.

Visando produzir modelos reativos que antecipem as necessidades dos clientes.

Os sites de vendas utilizam estes softwares que registram os produtos consultados pelos usuários objetivando o envio de e-mail com ofertas dos produtos consultados e similares.

Um exemplo sobre como essas técnicas funcionam: Ao consultar o banco de dados com o registro de todas as vendas da empresa, um programa de computador pode identificar que 60% dos clientes que compram o produto A, também adquirem o produto B.

Desta forma, este programa irá orientar que seja enviada uma mala direta com propaganda do produto B aos 40% de clientes que compraram o produto A, mas não o B.

Em 1990 surge o conceito de marketing de relacionamento como uma evolução do marketing direto e do database marketing, motivado por pesquisas que indicavam que conquistar um novo cliente custava, em média, cinco vezes mais que reter (manter) um cliente.

É definido com uma estratégia que visa construir uma relação duradoura com o cliente baseada em confiança, colaboração, compromisso, parceria, investimentos e benefícios mútuos, resultando na otimização do retorno para a empresa e seus clientes.

O marketing de fidelização ou de retenção é o primeiro nível do marketing de relacionamento (re-marketing). É definido como a estratégia para fidelizar ou reter o cliente por meio de ações integradas, sistemáticas e contínuas de comunicação e promoção, gerando frequência e repetição de compra por parte dos clientes e recompensando-os por isso.

O marketing um a um ou marketing individualizado é o estágio mais avançado do marketing de relacionamento, em que cada cliente é tratado individualmente e a oferta da empresa é totalmente customizada para o cliente.

Marketing de transação é a realização de uma venda como transação única, sem perspectiva de continuidade.

Marketing social é dirigido para organizações geralmente sem fins lucrativos, organismos e causas sociais. Cada vez mais, as empresas reconhecem seu papel social e aplicam recursos em programas voltados para as comunidades carentes ou causas sociais, como preservação de meio ambiente, desenvolvimento dos esportes, das artes e da cultura, educação e saneamento.

Marketing Institucional são as ações de marketing direcionadas para a criação de imagem favorável e preferência para uma determinada organização ou empresa. A imagem da empresa, juntamente com a do produto, são fatores importantes que influenciam a decisão de compra dos clientes.

Marketing internacional é a aplicação do composto de marketing para desenvolver oportunidades de negócios nos mercados externos ao de origem da empresa.

Marketing interativo é o conceito que expressa o conjunto de ações de marketing direcionadas a criar uma interação entre o cliente e a empresa, em que o cliente tem um papel ativo, possibilitando a personalização e customização de produtos e serviços.

Com a evolução da tecnologia da informação e da comunicação, especialmente a Internet, o marketing interativo evoluiu para o chamado marketing digital ou web marketing, conceito que expressa o conjunto de ações de marketing intermediadas por canais eletrônicos como a Internet, em que o cliente contrata a quantidade e o tipo da informação recebida.

1
Aula atual: 3 - Cinco Tipos de Marketing

Contrate um Profissional Consultor de Marketing Digital ou
Treine a sua Equipe de Vendas com as Técnicas utilizadas por Agências do Marketing Digital


Curso Lucro Web

Estratégias do Marketing Digital

Aumente os Lucros de seu Negócio Online!
8 Níveis - 45 Módulos - 449 Aulas - O Mais Completo Curso por um preço simbólico!